RECEITAS

RECEITA DA MASSA ORIGINAL DO CREPE NO PALITO.

 

Olá amigos leitores, hoje vou fornecer aqui a receita da massa de crepe no palito e alguns recheios (os meus favoritos), mas infelizmente para essa massa você vai precisar da máquina de crepe apropriada. Nessa sessão vou explicar também a receita do famoso Crepe Suzette (lá em baixo).

Ingredientes

4 COPOS DE LEITE MORNO (MARCA: LEITE NINHO)
4 COPOS DE FARINHA DE TRIGO (MARCA: DONA BENTA PENEIRADA)
50 Grs. DE FERMENTO PARA PÃO (MARCA: FLEISCHMANN FERMENTO)
3 COLHERES DE SOPA DE MAISENA (MARCA: NESTLE)
2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA (MARCA: QUALY)
2 OVOS GRANDES (FRESCOS)
1/2 COLHER DE SOPA DE SAL (OU AÇÚCAR PARA MASSAS DOCES).

DICA: É importante usar produtos de qualidade para um resultado melhor.

Modo de preparo

1-BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR OU NA MÃO (com o batedor) ATÉ FORMAR UMA MASSA MOLE E HOMEGÊNEA.
2-COLOCAR NO RECIPIENTE PET APROPRIADO (PODE APROVEITAR O FRASCO DE CATCHUP).
3-COLOQUE PORÇÕES DE MASSA NA MÁQUINA DE FAZER CREPE SUIÇO.
4-RECHEIE A GOSTO COM UMA COLHER DE SOPA.

RECEITA DO CREME PATISSIER

É AQUELE CREME AMARELINHO DO SONHO DE PADARIA

  • 24 gemas de ovos frescos.
  • 1 litro de leite integral.
  • Algumas gotas de baunilha.
  • 2 latas de leite condensado moça.
  • 2 latas de creme de leite nestle.
  • corante alimentício amarelo.
  • 50gramas de maisena (ou quanto baste para engrossar o creme)

Modo de fazer

  • Em primeiro lugar peneire as gemas (tirando as galas).Leve tudo ao fogo numa panela média, menos o creme de leite, vá batendo de vez enquando com o batedor de arame até obter um creme grosso(deixe ferver),quando esfriar junte o creme de leite e misture bem.Se achar necessário aplique o corante amarelo no creme, quanto mais amarelinho, mais estetico fica o creme.
  • Na geladeira ele fica bem durinho.
  • Deixe esfriar bem para rechear os crepes doces.

 

RECEITA DE CREME DE FRUTAS VERMELHAS(MUITO FÁCIL)

  • 1 xicara de cereja picada ou uma de framboesa.
  • 1 xicara de amora picada.
  • 1 xicara de morango picado.
  • 1 lata de leite condensado.
  • 1/2 lata de creme de leite
  • 1/2 copo de yogurte natural sem sabor.
  • meio copo de geleia de uva.

Modo: Pique muito bem as frutas e misture tudo a frio.Leve a geladeira para engrossar um pouco.Recheie os crepes com o creme bem grosso.Ideal usar de um dia para o outro.

 

 

 

Recheio de camarão para crepe suiço

Ingredientes

½ Kg de camarões descascados, limpos e lavados
azeite
1 cebola grande micro picada
alho a gosto
salsa e cebolinha micro picados
4 tomates vermelhos sem pele e sementes
pimenta a gosto
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo.

Preparo

Faça um bom refogado com azeite, cebola, alho, salsa e cebolinha, tomates e sal.

Cubra a caçarola e, quando o tomate estiver derretido, junte os camarões. Junte um pouquinho de água para cozinha rapidamente. Dilua. 

À parte, coloque a farinha em água e junte aos camarões, mexendo sem parar até engrossar.

OBS: Esse recheio serve para crepe no palito e também para rechear empada.

DEFINIÇÃO DE CREPE

O crepe, palavra que vem do francêscrêpe, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. Amassa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada commanteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado. O crepe, palavra que vem do francês crêpe, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. Amassa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado.; O crepe, palavra que vem do francês crêpe, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. Amassa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado. O crepe, palavra que vem do francês crêpe, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. Amassa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado. O crepe, palavra que vem do francês crêpe, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. Amassa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado.;

Os restaurantes que servem crepes são normalmente chamados de Creperias, ou Casa de Crepes. Hoje em dia já também é possivel ver-los em festas e eventos.

Tornou-se popular na França e é vulgarmente associado à culinária francesa, mas está divulgado em todo o mundo.
Faz também parte da culinária da Galiza, onde tem o nome de filloa ou freixó, e das Astúrias, onde tem os nomes de fiyueles, freixuelos ou freisuelos.

Curiosidades:  A receita de crepe mais famosa do mundo é o Crepe Suzette (crepe flambado com licor e com calda de laranja).

Quer a receita? Lá vai,   anota  aí!

Esta é uma das sobremesas francesas mais conhecidas, e é fácil de fazer em casa. Você pode fazer os crepes antecipadamente, e depois você poderá montar o prato rapidamente no último minuto.

*Serve 6 porções*

Massa:

120 gr. ou 2/3 xíc. de  farinha de trigo

1,5 ml  ou 1/4 colher de chá de sal

30 gr ou  2 cols. de sopa de açúcar

2 ovos, ligeiramente batidos

250 ml ou 1 xíc. de leite

60 ml ou  4 cols. de sopa de água

30 ml ou 2 cols. de sopa de água de flor de laranjeira ou licor de laranja (com licor cointreau fica muito melhor!).

30 g ou 2 cols. de sopa de manteiga sem sal, derretida e uma porção extra para fritar

Para a calda de laranja:

85 gr ou 6 cols. de sopa de manteiga sem sal

55 gr ou 4 colheres. de  sopa de açúcar

suco e casca ralada de 1 laranja grande

suco e casca ralada de 1 limão grande

150 ml ou 2/3 xíc. de suco de laranja

60 ml ou 4 cols. de sopa de licor de laranja, e uma porção extra para flambar

brandy(conhaque) para flambar

pedaços de laranja para decorar

Modo: 1 Peneire a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela. Faça um vão no centro e ponha os ovos batidos. Bata os ovos com um mixer elétrico incorporando a farinha aos poucos. Acrescente o leite e a água para fazer uma mistura mais homogênea. Adicione a água de flor de laranjeira, ou licor de laranja, depois peneire a mistura em um jarro de caldas e condimentos e deixe à parte por 20-30 minutos. Se a mistura engrossar, adicione um pouco de leite ou água para ficar fina.

2 Esquente uma panela de crepe em fogo médio. Adicione a manteiga derretida na mistura de crepe. Passe um pouco de manteiga derretida na panela quente e despeje cerca de 30 ml/ 2 cols. de sopa da mistura. Incline e gire a panela para cobrir o fundo com uma camada fina da mistura. Cozinhe por cerca de 1 minuto até a parte de cima dourar. Com uma espátula, levante a borda para ver a cor, depois vire o crepe e cozinhe por mais 20-30 segundos, para assentar. Coloque em um prato.

3 Continue cozinhando os crepes, mexendo a mistura algumas vezes e passando manteiga na panela quando for necessário. Coloque uma folha de vitafilme entre cada crepe para evitar que grudem.

4 Derreta a manteiga para fazer a calda e em seguida adicione o açúcar, a casca e o suco de laranja e de limão, o suco de laranja adicional e o licor de laranja.

5 Coloque um crepe na panela com o lado tostado para baixo, e mexa levemente para cobrir com a calda. Dobre ao meio duas vezes para formar um triângulo e coloque para o lado da panela. Continue esquentando e dobrando os crepes até que todos estejam quentes e cobertos com a calda.

6 Para flambar os crepes, esquente 30-45 ml/ 2-3 cols. de sopa de licor de laranja e brandy em uma caçarola pequena em fogo médio. Retire do fogo e inflame o líquido com cuidado com um fósforo e em seguida despeje sobre os crepes. Espalhe as fatias de laranja por cima e sirva na hora.

 Bom Apetite!